Tizac Finca las Retamas Malbec
Tizac Finca las Retamas Malbec Safra: 2008 Nota: 3.1A coloração transita entre um vermelho rubi com tons escuros e um grená. Apesar de não ser filtrado (conforme relata o produtor) não observamos resíduos ou borras que comprometessem o aspecto visual da bebida.
Aromas intensos que lembram doces notas de frutas vermelhas maduras ou em caldas (cerejas, amoras, ameixas) aparecem com maior nitidez, juntamente com agradáveis nuances da madeira francesa pela qual estadiou durante 12 meses antes de ser engarrafado (caramelo / açúcar mascavo e discreta baunilha). Notas de pimenta e outras especiarias são mencionadas pelo produtor, mas não foram identificadas durante a prova.
Na boca mostrou-se um vinho encorpado e estruturado, mas relativamente menos denso e menos concentrado que o Mora Negra (Finca Las Moras) que degustamos no último encontro da Confraria e que encontra-se descrito em postagens anteriores. Sabores focados nas mesmas nuances percebidas na via nasal. Taninos marcantes, doces e aveludados. Acidez que tende para o equilíbrio e que deixa bom espaço para a percepção dos açúcares residuais, conferindo ao líquido um aspecto mais amável. Final de boca macio, consistente e persistente. Não muito gastronômico, mas uma boa escolha para uma degustação in solo.